12 DICAS PARA ESQUIADORES NERVOSOS

12 DICAS PARA ESQUIADORES NERVOSOS

Confira aqui algumas dicas para esquiadores que estão retornando à neve depois de algum tempo sem estar nas pistas ou para aqueles que estão indo pela primeira vez!

Finalmente, você está vislumbrando a possibilidade de esquiar! Talvez seja a sua primeira viagem de esqui ou talvez você já tenha ido uma ou duas vezes antes. Você está confiante ou um pouco nervoso? Mesmo os esquiadores mais experientes passam por momentos em que se sentem cautelosos ou tensos – seja porque estão voltando a esquiar depois de um ou dois anos ou talvez porque deu um apagão completo, ou ainda a encosta é estreita ou cheia de gente. Perguntamos aos especialistas e elaboramos aqui uma lista das razões mais comuns pelas quais as pessoas ficam nervosas ao esquiar.

01 – Fique em forma antes de ir – Algumas semanas de exercícios podem fazer a diferença no seu esqui – e fazer maravilhas para a sua autoconfiança. Estando em forma, você poderá esquiar por mais tempo e também estará melhor recuperado no final do dia. Mas você não deve parar por aí: o aquecimento antes de começar a esquiar todas as manhãs ajudará no seu desempenho, reduzirá qualquer dor muscular e risco de lesões.

02 – Compre os melhores óculos que você puder pagar– Você vivenciará diferentes condições de neve e sobreviverá melhor em cenários brancos com um bom par de óculos de proteção, com lentes que não embaçam e que sejam da cor adequada para a luz.

03 – Escolha uma escola de esqui que fale a sua língua – Isso é especialmente importante para crianças. Tentar aprender uma nova técnica quando o instrutor não fala sua língua pode deixar um esquiador nervoso ainda mais inseguro. Avalie as escolhas, os destinos e certifique-se em escolher uma escola de esqui com a qual você se sinta confiante para aprender. Brasil é um grande mercado para as estações de esqui. Por conta disso, a maioria delas oferece instrutores que dominam o português ou espanhol. Compre sua viagem através de um agente de turismo com conhecimento dos destinos de neve, a escolha será certeira.

04 – Aprenda com um profissional – Nunca deixe um amigo, parceiro, marido, esposa ou pai ensiná-lo a esquiar – e não tente ensinar seus filhos.  Você só aprenderá os maus hábitos de outras pessoas. Não tente seguir um parceiro ou amigo mais proficiente até ter tido muitas aulas.

05 – Diga ao seu instrutor seus medos – Um bom instrutor levará em consideração suas ansiedades e o ajudará a superá-las usando diferentes técnicas de ensino para aumentar sua confiança.

06 – Acostume-se com o equipamento – Para iniciar o processo e superar o nervosismo, experimente pisar na neve com botas de esqui, sem esquis, o que lhe dá a estabilidade de estar no controle do passo. Tente prender apenas um esqui e caminhe na neve plana, deslizando e pisando até ter confiança para prender o segundo esqui. Recomendamos que você faça isso em uma superfície plana, sem nenhuma inclinação. Usando seu equilíbrio, tente andar para cima e para baixo e levantar seus esquis da superfície todas as vezes. Também correr no local levantando e soltando cada perna e esquiando em harmônica com ambas as pernas. Lembre-se de que você está no controle e não precisa deslizar para lugar nenhum neste estágio.

07 – Tenha a atitude certa – A maior parte da confiança em esquiar pela primeira vez precisa vir do esquiador, mentalmente, pois a atitude positiva de um novo esquiador o impulsionará a um nível em que muito pouco o assustará. A principal coisa a lembrar é que você está esquiando para se divertir. Se você seguir as instruções do professor, seu tempo na neve será muito gratificante.

08 – Evite as multidões – Acordar cedo é uma maneira de vencer o pior das multidões e dá a oportunidade de esquiar nas pistas mais legais e preparadas enquanto todos tomam o café da manhã. Em seguida, você pode migrar para os caminhos mais silenciosas e menos visíveis da área de esqui.

09 – Sorria! – Lembre-se de que você está na montanha para se divertir. Então sorria, mesmo que forçado no início, vai te ajudar a relaxar e começar a curtir a deliciosa sensação que é de deslizar na neve.

10 – Respire! – Tire o foco de seus esquis por um momento, observe a paisagem ao seu redor. Conforme você começa a planar na neve, inspire normalmente e depois expire completamente. Focar na expiração tem um efeito calmante e o ajudará a relaxar os músculos (provavelmente tensos).

11 – Relaxe! – Você deve manter uma posição corporal relaxada o tempo todo, pois a maioria das lesões ocorre quando o esquiador está tenso e rígido, fica desequilibrado e cai.

12 – Mas se você cair… – Não tem problema cair. Todos caem! Apenas tente ficar relaxado e manter as pernas retas para não acabar se torcendo. Se você estiver alugando esquis, certifique-se de que as amarrações que foram ajustadas de acordo com sua altura, peso, idade e experiência, estejam soltas e prepare-se lentamente para levantar.

Por:  ExpoSKI News é um meio de informação dirigido ao público em geral. Nosso objetivo é contribuir para a democratização dos esportes de neve, fazendo com que as pessoas descubram as alegrias do esqui de uma forma simples.

Veja estas e outras notícias no blog: www.exposki.com.br

PROMOÇÕES

las leñas 2021 promoção

20% OFF em LAS LEÑAS 2024

[EUROPA] JAN 2025 Ski Week Alpe d’Huez- Viagem Neve

les 2 alpes pista glaciar

[EUROPA] JANEIRO 2025 Ski Week Les 2 Alpes

30% OFF l Nevados de Chillán 2021 EARLY BOOKINGS chillan 2023

[CHILE] Até 25% OFF Nevados de Chillán 2024

[CHILE] Portillo 2024 com Noite Cortesia em Santiago